Notícias e Eventos

Participe. Envie notícias, eventos, novidades, atualidades...

Atualizado em: 21-Aug-2007 16:32

O que faz o Físico Médico?

Seu trabalho contribui para a eficácia dos procedimentos de imagem radiológica, pela garantia da segurança da radiação e ajuda na aplicação e desenvolvimento otimizado das técnicas de imagem. Além disso, estabelece os critérios para a correta utilização dos agentes físicos empregados na medicina, contribui para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas, colabora com os oncologistas para cálculos do plano de tratamento radiológico e monitoração e procedimentos nos equipamentos para garantir que os pacientes recebam a dose de radiação prescrita na localização correta.

As responsabilidades essenciais do Físico Médico especialista são de assegurar e garantir a segurança e aplicação eficaz da radiação para conseguir um diagnóstico ou um resultado terapêutico prescrito para o paciente. O físico médico executa ou supervisiona procedimentos necessários para conseguir estes objetivos. As responsabilidades do físico médico incluem: proteção do paciente e outros profissionais quanto à aplicação e uso da radiação com segurança; estabelecimento de protocolos adequados para assegurar a dosimetria do paciente e outros; a manutenção e caracterização da radiação; a determinação de dose efetiva; procedimentos avançados e necessários para garantir a qualidade da imagem; desenvolvimento e aplicação do programa de garantia de qualidade; e assistência a outros profissionais de saúde na aplicação da radiação pesando-se seu risco e seu benefício.

A prática da física médica significa o uso dos princípios e protocolos físicos para garantir a qualidade, quantidade, e aplicação da radiação durante procedimentos radiológicos. O termo prática inclui: calibração e caracterização de feixes de radiação; garantia de qualidade e gerenciamento dos equipamentos; especificação de equipamentos; testes de aceitação; assegurar a garantia e otimização dos sistemas de imagens e processamento; desenhos de blindagens e análise dos equipamentos emissores de radiação e radiofármacos; determinação da dose absorvida pelos pacientes e outros expostos a radiação; plano de tratamento com radiação, determinando a dose a ser administrada em seus respectivos campos; garantir a dose de radiação exata específica de cada paciente. A prática da física médica pode incluir um trabalho de estabelecimento e supervisão das atividades nas circunstâncias apropriadas.

Garantia de qualidade consiste em atividades projetadas para assegurar qualidade adequada, precisão e exatidão nos usos de radiação e reprodutibilidade dos procedimentos e sistemas usados.

Físico Médico especialista é um indivíduo competente para praticar independentemente uma ou mais áreas da física médica. Organizações internacionais oficiais como a OMS, OPS, IAEA e OIT consideram o especialista em Física Médica de primordial importância para as práticas em medicina (conf. IAEA-SS115/96). No Brasil, a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) é responsável por promover anualmente um exame de título de especialista para o reconhecimento da qualificação de profissionais que atuam na área de Física Médica.

 


Veja mais:

Como surgiu a Física Médica?

O que é Física Médica?

Áreas de atuação da Física Médica

Website desenvolvido e criado por VOM, John, ThSB e Dcuevas. 2003-2007. Todos os direitos reservados.